Arquitetura americana: experiência no varejo

arquitetura americana no varejo

No mundo do varejo, onde a concorrência é acirrada e as expectativas dos consumidores estão sempre em alta, oferecer uma experiência de compra excepcional se tornou uma prioridade para as marcas. E é nos Estados Unidos que encontramos algumas das lojas mais inovadoras e inspiradoras do mundo, onde a arquitetura americana se une à busca constante por proporcionar momentos únicos aos clientes.

A experiência de compra transcende a mera aquisição de produtos. É sobre criar um ambiente envolvente, surpreendente e memorável, onde cada detalhe é cuidadosamente planejado para cativar os sentidos e despertar emoções. As lojas dos Estados Unidos têm sido pioneiras nessa abordagem, transformando espaços físicos em verdadeiros destinos de entretenimento e descoberta.

Cada elemento do projeto arquitetônico é pensado estrategicamente para criar um fluxo intuitivo, que conduz os clientes por uma jornada envolvente e estimulante.

Seja você um amante da arquitetura americana, um apaixonado por experiências memoráveis ou um empreendedor em busca do novo para o seu negócio, explorar as lojas do varejo americano é uma jornada imperdível.

Veja abaixo as 18 opções que separamos para você se inspirar na arquitetura americana no varejo

arquitetura americana no varejo

Industry City Brooklyn

Conhecido na época de 1890 como Bush Terminal, foi o primeiro complexo intermodal de NYC, com cerca de 16 armazéns e mais de 25 mil trabalhadores. Porém, a área passou a ser abandonada em 1960 com a saída de muitas empresas, ficando inutilizada por um longo período. Em 2012, começou a
ser revitalizada; assim, os antigos prédios e armazéns (que vão da rua 32nd a 37th) ganharam uma cara nova.

Atualmente, Industry City é um destino artístico, gastronômico e de entretenimento localizado à beira-mar em Sunset Park. Desenvolvido a partir de 16 prédios históricos de manufatura, é um campus acessível a pé que abriga mais de 30 fornecedores de alimentos, incluindo um refeitório e mercado japonês, um programa de varejo diversificado, instalações de arte rotativas
e concertos semanais e eventos ao vivo. No local é possível encontrar dois food halls, o Industry City Food Hall e o Japan Village; a Industry City Destillery, pioneira na cidade de NY como destilaria, com produção de vodka a base de açúcar de beterraba, que inclui a possibilidade de degustação; seção de lojas para compras, com as marcas ABC Home, Petco, Arcade, etc; e também a Industry City Studios, que apresenta curadoria da Fundação Dedalus com exposições sazonais. Endereço: 220 36th St.

Allbirds

A Allbirds, junto do estúdio de design Partners & Spade, criou uma nova loja conceito que trouxe a essência da marca em ambiente físico, além de oferecer escalabilidade ao negócio.

A estratégia do conceito arquitetônico canalizou a filosofia por trás dos sapatos vendidos pela empresa, descrita como “intencionalmente sem foco no design, usando materiais naturais e confortáveis”. Em sua essência, o conceito visa fornecer aos clientes uma experiência de testagem de produtos aprimorada, que pareça “orgânica”. Endereço: 120 5th Ave.

Bed, Bath & Beyond

A rede de lojas de artigos para casas é uma das maiores dos Estados Unidos. Nela, é possível encontrar uma variedade infinita de produtos para lares, inclusive aqueles que você jamais imaginou que pudesse existir. Com um local enorme, é possível equipar a casa inteira em apenas um passeio pela loja. Endereço: 620 6th Avenue.

Shopify NY

A Plataforma de comércio eletrônico Shopify abriu um espaço de dois andares no SoHo, destinado a servir como um centro empresarial para membros e clientes. Parte hub comunitário, parte centro de recursos, parte loja e parte incubadora de empreendedores, o espaço vende produtos de marcas com
sede em Nova York. Em todo o local, há uma variedade de estações de trabalho, um estúdio fotográfico e um estúdio de podcast. É gratuito acessar o local e agendar consultas individuais de 30 minutos com “gurus Shopify”, que oferecem aconselhamento a empreendedores sobre o lançamento de
suas próprias marcas no site. Endereço: 131 Greene Street, SoHo.

A arquitetura americana do Time Out

Localizado dentro da Empire Stores, um antigo galpão na região do DUMBO, no Brooklyn, o Time Out Market New York faz um grande sucesso na cidade. Em um espaço amplo, em estilo industrial, conta com andares que ambientam 21
restaurantes em Nova York e 3 bares que agradam todos os tipos de público. Os restaurantes ficam em espaços pequenos, alguns apenas com balcão e banquetas.

No 5o andar há um terraço, também com diversos restaurantes, um espaço ao ar livre para beber um drink e curtir o cenário de Manhattan. Endereço: 55 Water St.

nrf big show

Snow Peak

A marca japonesa conta com o conceito de valorizar o estilo de vida ao ar livre, oferecendo acesso do bairro a espaços verdes, locais comunitários ao ar livre e ambiente de negócios. No espaço, foi utilizado luz natural em abundância, trazendo a conexão interior-exterior com um sistema de prateleiras sob
medida que complementa os requintados produtos e roupas Snow Peak. Endereço: 76 6th St.

A experiência de compra e a arquitetura americana da The Conservatory

A boutique na Hudson Yards traz os aspectos mais atraentes das compras on-line para uma experiência de compra presencial imersiva e cuidadosamente selecionada. Visando atingir todos os cinco sentidos básicos do consumidor, o
espaço foi idealizado para oferecer peças para todas as faixas etárias, tamanhos, e que “desafiam as apresentações tradicionais de gênero”, trazendo também galeria de arte e sala de refeições supervisionada pelo chef Adam Ross. Endereço: 20 Hudson Yards Suite 106.

Solana Spaces

A rede Blockchain Solana (SOL) abriu sua primeira loja física, a Solana Spaces, na cidade de Nova York, onde vende produtos relacionados a criptomoedas.

O Solana Spaces é um espaço físico de varejo, educacional e comunitário dedicado à Web3, oferecendo uma experiência imersiva ao consumidor
centrada na blockchain Solana. O local apresenta uma galeria NFT com a Coleção Degenerate Apes Academy pendurada nas paredes, conta com uma instalação interativa que mostra todas as transações e processos no blockchain Solana à medida que acontecem em tempo real, e também ambienta estações projetadas para atrair entusiastas de criptomoedas com experiências inovadoras.

Há um estande privado para as pessoas configurarem suas carteiras Phantom e várias estações educacionais sobre plataformas em Solana, como STEPN e Magic Eden. Os visitantes da loja também podem ver a demonstração do Solana Saga, o celular criptográfico da rede de blockchain. Endereço: Hudson Yards.



Clean Market

O Clean Market é um centro de bem-estar holístico, aberto para os que procuram relaxar e se desintoxicar da correria da cidade grande, com serviços baseados em saúde e bem-estar.

Como a Forbes relatou em 2017, “o bem-estar é o novo luxo”, e tratamentos como crioterapia – utilizado frequentemente por LeBron James, por exemplo – e gotas de vitaminas intravenosas, como cura para ressaca ou reforço geral da saúde, têm uma base de consumidores ávidos no local. Além de serviços de spa, o Clean Market dispõe de sauna infravermelha. Também vende lanches em seu café, juntamente com uma variedade de suplementos nutricionais e produtos de beleza. E, como um número crescente de restaurantes, cafés e varejistas, ela oferece uma série de produtos como smoothies, cafés e bebidas tônicas. É um excelente exemplo de experiência diferenciada na arquitetura americana, quando o assunto é varejo. Endereço: 240 E 54th St

Tempur Pedic

Projetada para oferecer uma experiência digital imersiva única, com um dos mais prestigiados showrooms e lojas de móveis domésticos de NYC, foi escolhida pelo Retail Design Institute como a loja do ano.

O conceito da loja se concentra em temas como escapismo, sustentabilidade, acesso à natureza e experiências multissensoriais. Cada local dentro da loja é selecionado para evocar a importância da saúde mental e física e, em contraste com as ruas de concreto de Manhattan, cada cápsula simula entrar em uma cabana aconchegante com vistas cativantes da natureza.

A loja é o carro-chefe da marca, apresentando a maior quantidade de vendas da empresa em todo o país. Endereço: 731 Lexington Ave.

Lip Lab

Lip Lab é uma experiência de beleza de varejo como nenhuma outra que, com nome auto-explicativo, é um laboratório de batons, em que o cliente pode entrar e produzir o seu, personalizando-o de acordo com o que prefere na cor, textura e também sabor. Endereço: 174 Prince St.

A arquitetura americana de Little Island

Little Island no Pier 55 é um parque público que conta com uma famosa ilha artificial, que chama atenção na movimentada cidade carregada por prédios e negócios, trazendo aos visitantes uma experiência inovadora da costumeira concrete jungle. Endereço: Pier 55 in Hudson River Park, W 13th St.

Rag & Bone

Conhecida como uma marca que engloba perfeitamente o estilo descolado nova-iorquino, com sua mistura de alfaiataria desconstruída, jeans robusto e malhas táteis, a loja Rag & Bone Soho traz a estética impecável da marca.

A loja foi projetada pensando na arquitetura vitoriana do edifício em que foi construído; assim, os armários personalizados inspirados em meados do século são projetados para exibir produtos de forma diferenciada. Além disso, os detalhes personalizados e o nível de serviço conquistam quem adentra a loja: para envolver os clientes, oferece experiência de qualidade começando com uma taça de prosecco, gin tônica ou uísque, para que possam saborear enquanto exploram o local, que conta com espaços de descanso, locais com revistas, livros e quadrinhos e adereços gerais como máquina de pinball. Endereço: 125 Kent Ave

Ganni

Ganni é uma marca fashion com raízes escandinavas que conquistou o mundo rapidamente. Apenas entre o último ano, ela abriu duas lojas em Londres e Estocolmo, contou um dos desfiles mais aclamados na Copenhagen Fashion Week e vestiu as principais celebridades da atualidade.

Recentemente, a marca inaugurou duas lojas nos Estados Unidos, apenas um
ano depois da marca disponibilizar frete para os EUA em seu e-commerce. As lojas foram projetadas para replicar a casa de Reffstrup e seu marido e co-fundador, Nicolaj. O espaço incentiva os clientes a passarem um tempo de qualidade, assim como o casal incentivaria seus próprios convidados a fazerem – e, para isso, oferece uma estética impecável. Endereço: 40 Mercer St.



Nike by Williamsburg

A loja de dois andares faz parte da estratégia da Nike de redefinir a experiência de varejo para compradores digitais. Por esse motivo, oferece o que a comunidade local deseja. Neste sentido, como parte da sua estratégia, conta com uma nova seção de roupas de gênero neutro com tamanho estendido no segundo andar com manequins sem gênero, estreando pela primeira vez em uma de suas lojas físicas, além de ter parcerias com empresas de Williamsburg como Buddies Coffee, Northside Bakery, La Bicyclette Bakery, Heal Haus, Y7 Studio e Grind House, com o intuito de apoiar a comunidade local. Endereço: 81 N 6th St.

Mango

A flagship store de três andares ocupa o espaço do histórico edifício Grand Dame da década de 1920, que já abrigou empresas gigantes como Columbia Pictures, NBC e Coca-Cola. A loja respeita a fachada original do prédio histórico, mas o interior da loja é baseado no conceito “New med” – recriando o estilo de uma casa mediterrânea da arquitetura americana, um dos grandes destaques
do local. A loja conta com Mango Woman nos dois primeiros andares e Mango Man e Mango Kids no terceiro andar. Ela oferece serviços como customização de produtos e o “click and collect”. Endereço: 711 5th Ave.

Diesel

Os três andares da gigantesca loja na Fifth Avenue apresentam as últimas tendências da moda e oferecem personalização de produtos de alta alfaiataria, decoração com espelhos que permitem que você veja 360 graus de ajuste, e estações de compras online para virtualizar a experiência de compra física. Endereço: 685 Fifth Ave

Glossier

A marca de cosméticos e maquiagem Glossier apresenta uma decoração diferenciada que traz detalhes históricos do bairro. Uma mistura perfeita do antigo e do novo, Glossier manteve-se fiel aos seus toques icônicos, desde os espelhos “You LookGood” até as formas inovadoras de exibição de produtos e as formas interativas de experimentar seu vasto portfólio. Endereço: 77 N 6th Street.

No varejo americano, a experiência e a arquitetura caminham de mãos dadas, desafiando os limites do convencional e redefinindo a forma como interagimos com as marcas. Essas lojas são verdadeiros laboratórios de criatividade, onde o design se une à funcionalidade para criar espaços que vão além do simples ato de comprar. Ao explorar as lojas do varejo americano, somos transportados para um universo de sensações e emoções, onde a arquitetura se torna a moldura perfeita para experiências inesquecíveis.

Portanto, permita-se mergulhar nesse fascinante mundo de experiência e arquitetura no varejo americano e descubra como a forma pode transformar a maneira como vivemos, compramos e nos conectamos com os clientes e marcas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *